ACNE
A acne é uma condição inflamatória da pele que ocorre quando folículos pilosos (regiões onde nascem os pelos), ficam obstruídos por sebo e células mortas, gerando espinhas, cravos, cistos, caroços e cicatrizes. Existem diversos tipos de acnes em várias partes do corpo e seus tratamentos divergem de acordo com o tipo e o grau de acne, podendo até o usar antibióticos e anti-inflamatórios para tratá-los. As acnes mais comuns são no rosto, pescoço, peito, costas e ombos. A também cicatrizes que são deixadas pelo processo inflamatório. O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater a infecção bacteriana e reduzir a inflamação.
É muito Importante cuidar da pele não só por motivos estéticos mas também para preservar a saúde da mesma, como previnir cicatrizes provocadas pela acne.
Diversos tipos de acnes podem e devem ser tratadas como:
-Acne Infantil: bebés de 3 a 16 meses podem desenvolver acne que podem desaparecer com o passar do tempo.
-Acne Vulgar : mais frequente em adolescentes e adultos jovens.
-Acne Conglabata: Uma forma mais grave e rara ocorrendo principalmente em homens jovens, com grandes espinhas no rosto, peito, costas, braços e coxas.
-Acne Fulminante: Um tipo de conglabata que pode vir acompanhada de febre e dores musculares e ósseas.
Além dos Tipos de acnes elas variam por graus de intensidade que vão do grau 1 ao 4 e para cada grau um tratamento diferente.
Grau1: Sinais de leves de acne como cravos ,espinhas e sujeiras na pele que podem ser tratadas com sabonetes, esfoliantes de ácido salicílico, enxofre e outros ácidos leves. Uma boa limpeza de pele com profissionais da área ajuda muito.
Grau 2: São lesões causadas por espinhas, feridas inflamadas com ou sem pus. O tratamento é feito com sabonetes e esfoliantes específicos, cremes compostos por antibióticos e até remédios via oral.
Grau 3: É parecido com o grau 2, mas com uma área inflamatória maior. O tratamento é feito com sabonetes e esfoliantes específicos com maior frequência de uso. Nas mulheres normalmente são ligadas ao ciclo menstrual e faz-se até o uso de anticoncepcional obtendo uma boa resposta.
Grau 4: Este grau é mais severo, pois além de espinhas, cravos, cicatrizes também ocorre cistos com pus que são dolorosos e muitas vezes deixam feias marcas na pele. O tratamento é mais intenso e muitas das vezes o paciente tem dor e febre e podendo até necessitar intervenção cirúrgica para o esvaziamento das secreções.
Além de tratamentos com abrasivos, anti-inflamatórios e antibióticos, também é de grande ajuda uma dieta alimentar específica e suplementos como:
– ômega 3 que faz com que os nutrientes e oxigênio cheguem mais rápido a pele por meio de do sangue.
– Vitaminas C e E são antioxidantes com o efeito calmante sobre a pele, tem ação fortalecendo a imunidade do corpo e também anti-inflamatória.
– Zico oral é também um antioxidante e anti-inflamatório evitando crescimento de bactérias.
A acne também está ligada a sintomas como depressão, estresse, desequilíbrio hormonal e alimentação incorreta, entre outros fatores.
É importante que o primeiro sinal de acne a pessoa procure um dermatologista, seja diagnosticado e comece logo um tratamento.