COENZIMA Q10
A coenzima Q10 é uma molécula que fica dentro das células do corpo, na mitocondria, na parte da célula onde é produzida nossa energia, que fazendo oxigenação celular, aumenta e fortifica as funções do coração, braços e pernas. Esta coenzima participa da produção de energia para o corpo melhorando a eficiência do oxigénio nos órgãos como neurônios, musculatura e fígado, onde é feito o metabolismo da alimentação.
A coenzima Q10 foi descoberta em 1957 na universidade de Wisconsin USA. Nos anos 80 começaram um estudo usando a coenzima em pessoas cardiopatas e constatou-se que depois de 8 semanas de uso, houve uma melhora na arritmia cardíaca, na apneia e na frequência cardíaca em 100% dos pacientes. Em cardiopatias esquêmicas (infarto e angina) outra vez 100% dos pacientes que usaram a coenzima tiveram uma grande melhora.
Outros estudos feitos em mulheres diabéticas, onde constatou-se depois do uso do Q10, um baixo nível de hemoglobina, abaixou nível de LDL (colesterol ruim) e subiu a taxa do HDL (colesterol bom ) e melhorou a taxa de triglicéridos.
No Oriente Médio foram feitos testes onde pessoas com depressão e bipolaridades, usando 200 mg da coenzima ao dia, tiveram 100% de sintomas melhorados. A coenzima Q 10 é um importante suplemento para os órgãos e funções de doenças como : coração, depressão, diabetes, colesterol, triglicerídeos altos, fibromialgia, demência, esquecimento, para atletas e infertilidade masculina onde o sémen é oxigenado.
A partir dos 40 e 50 anos a produção desta coenzima diminui bastante e é recomendada para bloquear os radicais livres.
Alimentos onde se encontra a Coezima Q10: carne bovina, frango, peixe, brócolis, espinafre, maçã, laranja, gergelim entre outros. Observa-se que a absorção em alimentos é pequena. Para quem é vegetariano e vegano sugere-se uma boa dose de Q10.
Substancia Ativa: Ubiquinona
Acima de 40 e 50 anos : 200mg/dia
Atletas : 200mg/dia
Depressão: 200mg/dia
Como usar: durante ou após refeições, 2 vezes ao dia(100mg+ 100mg).
Efeitos colaterais: Em caso de hipoglicemia usar dosagem mais baixa.